Notícias

Revolucionando a produção da pecuária de corte

Com a crescente demanda mundial de alimentos, a proteína de origem animal vem se destacando significativamente neste cenário. Algumas medidas devem ser implementadas através da gestão dos indicadores produtivos como: melhorar a fertilidade das vacas de cria, maior ganho do peso diário na engorda, quantidade de unidade animal disponível por área utilizada, unidade mão de obra por kg ou @ de carne produzida. Todos esses dados devem ser avaliados para alavancar a produção e rentabilidade.

Com objetivo de buscar todo potencial de produção da proteína animal, através dos bovinos de corte, a Nutrifarma/Nuscience disponibiliza diferentes programas aos criadores que trazem alternativas viáveis aos pecuaristas de cortes.
 

Programa Nutricional para Desmame e Engorda Precoce de Bovinos de Corte

O programa consiste em dar condições de desenvolvimento aos bezerros com o fornecimento, de forma precoce, de nutrientes para a complementação do leite das matrizes. Além disso, a inserção de alimentos reduz o intervalo entre os partos das matrizes, o que aumenta a produção de bezerros/ano.
 

Desmama, crescimento e engorda dos bezerros

A partir do 14º dia de vida os bezerros recebem uma Ração Desmame Precoce Gado de Corte / Fase 1, com 24% Proteína Bruta (PB) e 74% de Nutriente Digestível Total (NDT). Assim, se busca o desmame com 60 a 90 dias desde que se tenha o PV médio de 80 kgs.

Após a desmama continua o fornecimento da Ração Desmame Precoce Gado de Corte / Fase 1, com  acesso a pastagem de boa qualidade. O objetivo é alcançar o PV médio de 170 kgs aos  150 dias de idade.

Com a idade acima de 151 dias os bezerros passarão receber a Ração Desmame Precoce Gado de Corte / Fase 2, com 20% de PB e 75% de NDT, onde os bezerros estarão atingindo PV médio de 245 kgs com a idade de 210 dias de vida.

Com a idade acima de 211 dias os bezerros passarão a receber uma Ração Desmame Precoce Gado de Corte / Fase 3,  com 18% de PB e 70% de NDT e acesso ao pasto de boa qualidade, com ganho de  PV médio de 452 kgs a idade de 360 dias de vida.

Após este período os animais do programa de desmama e engorda precoce, receberão uma dieta diferenciada com restrição do alimento volumoso. O alimento fornecido será a base do concentrado Confinamento - Minerplex Rumenature Premium. Nele a composição traz a concentração de 10% de inclusão, ao milho grão inteiro na proporção de 90%. Então, se encerra o ciclo de desmama e engorda, com abate dos animais aos 14 meses de vida atingindo PV de 520 kgs. Ou seja, animais classificados como animais de qualidade super precoce.
 

Potencializar a reprodução das matrizes

O objetivo principal do desmame precoce está na produtividade das matrizes produtoras de bezerros.

Com a desmama no período proposto pelo programa, haverá um menor desgaste e queda da condição corporal das mesmas. Isso porque, após 90 dias do parto ocorre naturalmente o decréscimo da produção de leite e as necessidades nutricionais do bezerro se elevam gradativamente.

A complementação nutricional evita a retirada de nutrientes das matrizes através do leite ingerido pelos bezerros. A ação traz melhores índices de reprodução, menos dias em abertos, consequentemente impactando em menor intervalo entre partos com maior produção de bezerros.