Notícias

Produção de leite no Brasil continua crescendo

Segundo a última divulgação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, a produção de leite no Brasil atingiu 35 bilhões de litros em 2015, um volume bem acima dos 24 bilhões de há dez anos. Apesar de ainda ser inferior à média mundial, a produção no país vem crescendo.

 

Entre 2005 a 2015 a produção média por vaca subiu para 1.609 litros por ano. Em 2005 esse número era 1.195 litros. Mas, mesmo com o crescimento de 46% na produção, o número está bem distante dos de outros países produtores. A média mundial de produção por vaca é de 3.527 litros por ano.

 

No entanto os estados do Sul do Brasil têm apresentado uma produtividade melhor. No Rio Grande do Sul, a produtividade atinge 3.073 litros por ano por vaca. Esse número é reflexo da estruturação da pecuária leiteira. Os produtores têm investido em alimentação diferenciada e na profissionalização das propriedades. Esse avanço fez com que o Sul ultrapasse a produção do Sudeste desde 2014. Hoje a região lidera com uma participação de 35% da produção nacional.

 

Já na região Sul, o Paraná assumiu a liderança. Duas das principais cidades produtoras de leite do país são paranaenses: Castro e Carambeí. A primeira, líder, produz 240 milhões de litros por ano, segundo o IBGE.

 

Segundo pesquisadores essa alta produtividade também está ligada a escolha por raças mais produtivas e ao clima mais favorável.