Notícias

Brasil se consolida como produtor de carne de frango






A produção brasileira de carne de frango alcançou 13,146 milhões de toneladas no ano de 2015, volume 3,58% superior ao registrado em 2014, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Com este resultado, o Brasil se consolidou como segundo maior produtor de carne de frango do mundo, superando a China, que produziu 13,025 milhões de toneladas em 2015, conforme o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, em inglês).

O consumo per capita de carne de frango atingiu índice médio de 43,25 quilos em 2015, saldo 1,1% maior que o obtido no ano anterior. Ao mesmo tempo, as exportações bateram recorde no ano passado, superando 4,3 milhões de toneladas.

Em meio ao cenário complexo de 2015, a carne de frango ampliou sua liderança como a mais consumida pelo brasileiro, já que nas gondolas era a mais acessível ao consumidor. Segundo ainda o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos a produção de 2016 deverá fechar com um acréscimo de aproximadamente 3%.

Hoje o Brasil está habilitado a exportar para 158 países, mas tem concentrado sua atuação em 10 países apenas. No entanto, outras possibilidades tem surgido como o avanço nas exportações ao México, devido a gripe aviária nos Estados Unidos.